sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pequeno asteróide rasou a Terra ao início da noite!

Imagem do pequeno asteróide 2011 CQ1, obtida através de um pequeno telescópio de controlo remoto do Observatório Tzec Maun, no Novo México, EUA.
Crédito: Associazione Friulana di Astronomia e Meteorologia.

Eram 19:40 (hora de Lisboa) quando um asteróide com 2 a 3 metros de diâmetro se aproximou a 11.855 km da superfície terrestre. Oficialmente designado 2011 CQ1, o pequeno objecto foi descoberto hoje de manhã por Richard Kowalski, no âmbito do projecto de detecção de objectos próximos da Terra Catalina Sky Survey. Apesar de ter falhado o nosso planeta, passou no interior da órbita de Clarke, região onde circulam os satélites geostacionários. Caso tivesse atingido a Terra, desintegrar-se-ia, provavelmente, a grande altitude na atmosfera terrestre.

Actualização (5 de Fevereiro): Afinal o pequeno asteróide 2011 CQ1 passou mais próximo do que havia sido estimado. De acordo com a NASA, a pequena rocha com cerca de 3 metros de diâmetro sobrevoou o Oceano Pacífico a apenas 5.480 km de altitude! O encontro foi tão próximo que a gravidade da Terra modificou a trajectória do asteróide em cerca de 60º.

Sem comentários:

Enviar um comentário