sábado, 23 de julho de 2011

Curiosity visitará a cratera Gale

Foi finalmente escolhido o destino do Mars Science Laboratory, ou Curiosity, na superfície de Marte. Cientistas da missão anunciaram ontem que o robot deverá amartar no interior da cratera Gale, no meio de um depósito de aluvião situado no sopé de uma montanha no extremo norte. O local encontra-se junto a uma encosta suave que expõe um conjunto de diferentes estratos geológicos. Os sítios mais valiosos do ponto de vista científico situam-se na base, onde se concentram materiais argilosos formados numa época em que Marte era um planeta muito mais húmido. Espera-se, no entanto, que o Curiosity possa realizar um estudo pormenorizado da estratigrafia de toda a vertente norte.
Mapa das unidades geológicas do interior da cratera Gale. O local de amartagem do Curiosity encontra-se assinalado por uma elipse, onde se destacam grandes depósitos de aluvião (marcados a roxo e a verde).
Ilustração de Ryan B. Anderson e James F. Bell III (ver artigo completo sobre a cratera Gale aqui).

Vejam em baixo um vídeo do Jet Propulsion Laboratory, narrado (em inglês) por um dos membros da missão, mostrando com recurso a animações 3D, o local de amartagem do Curiosity.

Sem comentários:

Enviar um comentário